sexta-feira, 20 de maio de 2011

Definição de lixo



Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora. Os dicionários de língua portuguesa definem a palavra como sendo: coisas inúteis, imprestáveis, velhas, sem valor; aquilo que se varre para tornar limpa uma casa ou uma cidade; entulho; qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado.



 Disponível em: http://www.recicloteca.org.br/inicio.asp
Acesso em: 20/05/2011

Reciclagem

Esta é uma maneira interessante de dar uma utilidade ao lixo é a: RECICLAGEM!





O processo de reciclagem, além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Mas será que nós podemos contribuir com isso? É tão simples só precisa de um pouco de boa vontade.









Podendo-se obter lindas obras de arte através de algo que aparentemente não tinha mais serventia.




A reciclagem pode trazer muitos beneficios, talvez não possamos ver isso agora, hoje, mas futuramente veremos, e pensaremos: eu podia ter feito alguma coisa, podia ter ajudado em vez de ter pensado que era tudo besteira!













“Quando alguém quer fazer alguma coisa, sempre arranja um jeito. Quando não quer fazer, sempre arranja uma desculpa!” - Provérbio Árabe


Fotnte: http://www.suapesquisa.com/reciclagem/
Acesso em: 20/05/2011
Fonte: http://colunas.casaejardim.globo.com/cheirodemato/category/arranjos/
Acesso em: 19/05/2011

Na sala

Na sala da sua casa o lixo é deixado dessa maneira?

 


"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." - São Francisco de Assis

Destruição do patrimônio





Hoje destói-se a parede, degrada-se só uma parede, afinal, não tem problema,  não é em casa, é na escola mesmo, não fui eu quem paguei por ela!










 
Amanhã destrói-se o planeta, degrada-se só o planeta, afinal, não tem problema, não é meu, é o planeta mesmo, não fui eu quem paguei por ele!








Reflita, pense, tente imaginar o tamanho da gravidade das nossas atitudes, nossa atidudes podem ser boas ou ruins, é a gente que decide o que fazer, é uma questão de querer!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fotos





“Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo o que plantamos.” - Provérbio Chinês



"Nós não herdamos a terra de nossos pais, mas a pegamos de empréstimo de nossos filhos."- Henry Brown




“Só existem dois dias do ano em que não podemos fazer nada. O ontem e o amanhã.” Mahatma Ghandi




“A Terra tem o suficiente para a necessidade de todos, mas não para a ganância de uns poucos” - Mahatma Ghandi






"Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje." - Provérbio chinês


                                                                                 Nessas fotos não têem todos os lixeiros da escola, imagine a quantidade de lixo que diariamente é produzido e nada é reaproveitado, pense no tempo que levará para se decompor, não te preocupa saber que está destruindo o próprio planeta?

É seu?

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Compostagem

Outra forma de reduzir o lixo é a compostagem.
Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. Com a compostagem, além de se evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de maneira útil.


Disponível em: http://www.suapesquisa.com/reciclagem/compostagem.htm
Acesso em: 18/05/2011

Coleta Seletiva


No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.


ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA: 

Menor redução de florestas nativas, Reduz a extração dos recursos naturais, Diminui a poluição do solo, da água e do ar, Economiza energia e água, Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo, Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões, Prolonga a vida útil dos aterros sanitários, Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias, Diminui o desperdício, Melhora a limpeza e higiene da cidade, Previne enchentes, Diminui os gastos com a limpeza urbana, Cria oportunidade de fortalecer cooperativas, Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

Lei garante coleta seletiva MT

Lei garante coleta seletiva do lixo nas escolas de MT



A decisão é que o volume do lixo coletado nas escolas poderá ser comercializado às empresas que utilizem esse material para reciclagem. A lei prevê que, os valores arrecadados pela venda do lixo coletado deverão ser empregados em benefício da unidade escolar que realizou a coleta, devendo-os ser aplicados em bens de uso coletivo.

"A conseqüência dessa ação irá promover a conscientização da coleta do lixo e da preservação do meio ambiente. É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades, empresas, escolas e cidades", explicou o parlamentar.

A reciclagem é a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados, como exemplo, papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas. 



CONTRIBUIÇÃO PARA A NATUREZA: 



50 kg de papel velho = uma árvore poupada.

1 Kg de papel reciclado = 20 árvores poupadas.

1.000 Kg de vidro reciclado= 1300 Kg de areia extraída poupada.

1.000 Kg de plástico reciclado= milhares de litros de petróleo poupado.

1.000 Kg de alumínio reciclado= 5000Kg de minérios extraídos poupado.

Note que areia, petróleo e minérios são recursos naturais não renováveis.

Na sua escola ou cidade existe coleta seletiva? Se existe, meus parabéns! está caminhando para o melhor. Se não existe, Para que serve uma lei que não sai do papel? Você já fez alguma coisa para melhorar a coleta do lixo e torna-lá ecologicamente correta?



Acesso em: 18/05/2011
Acesso em: 18/05/2011

terça-feira, 17 de maio de 2011

Lixo pode ser arte

Mesmo sendo lixo, este ainda pode ter algumas finalidades se bem trabalhadas, como por exemplo: foi criado um documentário chamado “Lixo Extraordinário”, que inclusive teve indicação ao Oscar; Alguns trabalhadores em um enorme aterro sanitário no Rio de Janeiro, tornam-se fontes de inspiração para o artista plástico Vik Muniz.

Suas belíssimas obras de arte vindas do lixo, e feitas no lixo, tornaram-se muito caras, uma das fotografias do trabalhador Tião (em uma banheira que fora colocada no lixo), foi vendida por 28 mil libras (45 mil dólares.).

Esse é o tipo de coisa que deveria ser feita mais vezes, que deveria ter mais apoio, o lixo EXISTE! Precisamos dar uma finalidade a ele, lixo todos nós produzimos diariamente, deveríamos não só criar o lixo, mas como também dar finalidades a ele.

Para que esse documentário fosse criado o seu autor teve apoio, não só dos moradores mas como também dos governantes, para fazer-mos alguma coisa também precisamos de apoio, e de onde vier, que seja Bem Vindo!


Fonte: http://cinema.uol.com.br/ultnot/reuters/2011/02/01/filme-pode-levar-catador-de-lixo-do-rio-ao-palco-do-oscar.jhtm
Acessado em: 17/05/2011

Doenças através do lixo


O acúmulo de lixo cria, em consequência, vetores de doenças, como baratas, moscas, ratos, escorpiões e os temidos mosquitos. Que ajudam na propagação de doenças tais como: cisticercose, cólera, disenteria, febre tifoide, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose, tracoma, triquinose e mais outras nove.
O principal poluente do lixo que afeta a qualidade da água dos mananciais de superfície e subterrâneos é o chorume, líquido resultante da lavagem dos lixões pelas águas das chuvas; é um dos maiores poluentes conhecidos, comparando-se ao vinhoto, resultante da indústria sucroalcoeira. O lixo lançado nos córregos (como na foto), servem de substrato para as larvas de mosquitos e impedem o fluxo da água, sendo uma das principais causas das enchentes urbanas.


Disponível em: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/lixo1.htm
Acessado em:17/05/2011

ATERRO SANITÁRIO

O aterro sanitário foi criado com a intenção de causar o menor impacto possível ao meio ambiente, e sem causar danos e riscos à saúde pública.
Buscando reduzir ao máximo a quantidade de lixo, este é coberto por uma camada de terra ao final do dia. Para fazer o aterro existe estudos e toda uma preparação, tais como: impermeabilização, nivelamento do terreno, drenagem do chorume, vias de circulação etc. Os resíduos são separados conforme suas características e depositados separadamente. Quando a capacidade do aterro é atingida a área é revegetada, com os resíduos sendo depositados em outro lugar.
Mesmo o aterro estando concluído é objeto de permanente monitoramento. A técnicas de monitoramento são geralmente: piezometria, poços de monitoramento, inclinômetro, marcos superficiais e controle da vazão.
Porém fazer o tão conhecido LIXÃO é muito mais barato e rápido, não necessita estudos, nem pagar vários funcionários para trabalhar, tão pouco existe a preocupação com os impactos ao meio ambiente e a nossa saúde. Será que pensam: Deixa o lixo lá, uma hora ele some! Se for esse o pensamento de quem constrói ou manda construir o lixão, ele está muito enganado, o lixo não some, não desaparece feito mágica, mas só se lembraram disso quando o lixo trouxer prejuízos muito grandes, de forma irreversível. Você vai esperar que isso aconteça?




As fotos a seguir ilustram um aterro sanitário concluído e um lixão que nunca termina de concluir!

Pense um pouco..... Tome uma atitude!



Acessado em: 17/05/2011


Tia Cecéu - História Lixo é no lixo


Tempo de decomposição

Nos dias em que vivemos é  importante  que a gente  conheça as consequências  das  atitudes que tomamos em  relação ao  meio ambiente,  sendo que estas devem  ser  espelho daquilo que já foi  aprendido e refletido. Para  tanto, é muito válido  que se  saiba quanto tempo cada tipo  de  componente, que após  termos utilizado  passa a ser  lixo, perdura na natureza lhe   causando danos quando não é destinado  aos locais corretos. preservação  da natureza e seu manejo são  de  nossa responsabilidade.



Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1529
Acessado em: 17/05/2011

Como será o planeta

Mesmo que não percebamos estamos "fabricando lixo", e já que não conseguimos parar de fazer lixo, deveriamos no mínimo dar uma finalidade ecologicamente correta para ele, porém existem alguns impecilios tais como: nossa falta de interesse, falta de interesse dos governantes, torna-se muito mais barato comprar novo, fabricar novo do que reciclar etc.  Olha-se para o reciclado apenas como um lixo e não como uma tentativa de salvar o planeta. Quer queiramos quer não, cada pequena atitude nossa irá refletir no futuro do planeta.
Que planeta você quer ter? Como acha que ele será daqui alguns anos? Terá natureza? Será chamado o "planeta lixo"? Baseado em suas atitudes como o nosso planeta será?

Responda para si mesmo.........